Rinoplastia funcional: priorizando a saúde respiratória

Rinoplastia funcional

 

A rinoplastia funcional é voltada para corrigir e tratar problemas respiratórios que possuem relação com o formato ou estrutura do nariz.

O objetivo é restabelecer a função prejudicada, seja por razões internas, como no septo, ou externas, como ocorre na pirâmide nasal óssea e cartilaginosa.

 

Situações em que a rinoplastia funcional é indicada

Alguns distúrbios levam a obstruções que influenciam na qualidade respiratória, afetando até mesmo o sono e a qualidade de vida como um todo. As razões para os acometimentos são, geralmente, congênitas ou decorrentes de traumas e fraturas.

 

1. Causas congênitas

No âmbito congênito, as estruturas se desenvolvem de forma que dificultam a passagem de ar nas vias nasais. Dentre as condições que se encaixam neste contexto estão:

  • o desvio de septo: quando o septo nasal (a “parede divisória” das narinas) é deslocado mais para um lado, do que para o outro. A cirurgia/rinoplastia para a correção se chama septoplastia.
  • hipertrofia de cornetos: o problema acontece devido ao aumento das conchas nasais (ou carne esponjosa) – responsáveis por aquecer e umedecer o ar -, que fazem dessa forma um bloqueio na área;
  • patologias do seio da face, como a sinusite crônica.

2. Traumas e fraturas

Acidentes automobilísticos, esportivos, quedas, brigas e outros eventos podem facilmente resultar em traumas e fraturas que geram alterações estruturais do nariz, pois a região sensível a passar por isso devido à formação composta por cartilagem, pele e ossos.

É o que chamamos de rinoplastia pós-traumática, realizada para recuperar a capacidade respiratória e no olfato, afetados pelos desvios, hematomas e lesões que os impactos causaram.

 

Quem pode se submeter

Pessoas que sofrem com dificuldade para respirar, que possuem apnéia do sono, roncos, aumento de sangramento nasal, dores e incômodos decorrentes do formato do nariz são candidatos à rinoplastia funcional.

No entanto, é necessário que o especialista realize uma avaliação detalhada e completa sobre o quadro, levando em conta as causas, grau de comprometimento, faixa etária e outros fatores.

Também é possível que a cirurgia seja juntamente voltada para fins funcionais e também estéticos, dessa forma, o cirurgião corrige o que é necessário e também modifica o formato do nariz conforme o equilíbrio e harmonia facial do paciente.

Dr. Murilo Arantes

CRM-PR 23724 | RQE 178